Preparo de coroa Endocrown

dsc_0049-copia.jpg

dsc_0118-copia.jpg

dsc_0129-copia-copia.jpg

O preparo de uma coroa pela técnica Endocrown é semelhante ao preparo para a construção de uma coroa Onlay/Inlay.

A diferença está no aproveitamento das paredes da câmara pulpar para reter a coroa construída em monobloco. Não se constrói um núcleo. Dessa forma nós temos um aumento do volume da coroa. Este procedimento pode ser uma solução para dentes com coroa clínica curta.

O preparo deve remover possíveis retenções das paredes internas da câmara pulpar. O ideal é conseguir uma expulsividade de aproximadamente 6 graus.

O acabamento é essencial para a adaptação final da coroa. A porcelana da coroa não reproduz as ondulações de um preparo sem acabamento. Isto aumenta o espaço entre a coroa e o dente, consequentemente nós teremos uma linha de cimentação maior.

A linha de cimento diminuta é essencial para diminuir o risco de recidiva de cárie.

2 thoughts on “Preparo de coroa Endocrown

  1. Prezado Dr. Sregio
    Tenho um técnico muito bom que me mandou um email falando sobre a técnica das coroas endocrown, fiquei realmente interessada mas tenho algumas dúvidas:
    1 – antigamente não fazíamos esse tipo de coroa não só por causa da endodontia mas também por causa de não possuirmos materiais de moldagens mais fiéis e também pela distorções(dilatação e compressão) dos materiais da confecção das coroas, minha dúvida é:qual é o material mais apropriado para fazer esse tipo de coroa?Se tiver uma camara pulpar de paredes circundantes espessa posso fazer numa pequena retenção porque sei que 2 corpos não cabem no mesmo lugar, isto é, tenho medo da dilatação do material antes da cimentação!
    2 – percebi na sua aula que o Sr. colocou dois tipos de fio retratores(0 e 2)mas o preparo não deveria estar na linha de esmalte?
    3 – o témino do preparo doi feito chanfrado ou não?
    4- em dentes pré molares é indicado também essas coroas porque eles tem uma camara pulpar pequena e geramente a parade vestibular é concava(?).
    Aguardo uma resposta.
    Obrigada
    Angélica

  2. Você terá que considerar os aspectos dentro de um desafio importante para um de todos os sites de blog mais benéfico para todos da rede. Na verdade, eu posso sugerir que site!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s