Você sabia que???????????

Pierre Fauchard (1678 – 22 de março de 1761), um importante médico francês é considerado o “pai de odontologia moderna”. Ele é conhecido pelo livro, Le chirurgien dentiste, “O Cirurgião Dentista” de 1728, onde descreveu a anatomia oral básica, função, sinais e sintomas de patologia oral, métodos operatórios de restauração e extração dentária, doença periodontal (pyorrhea), ortodontia, substituição de dentes perdidos, e transplante de dente. Este livro é considerado a primeira descrição científica completa de odontologia.

Pierre Fauchard estabeleceu importantes conceitos da odontologia moderna tais como:

* que a causa de cáries dental era o açúcar, e as pessoas deveriam limitar o uso na alimentação diária.

* contestou a geração espontânea de dentes, pois acreditava que os primeiros dentes que são chamados dentes de leite e se separam de suas raízes. Alguns dentistas no tempo de Fauchard acreditavam que eles não tinham raízes.

* introduziu a restauração dental como tratamento para cavidades dentárias, ele sugeriu o amálgamas, latão e às vezes ouro como material restaurador, ele também sugeriu que os dentes deveriam ser limpos periodicamente por um dentista.

* sugeriu que deveriam ser usados suspensórios para corrigir as posições de dentes e que os dentes de crianças eram mais fáceis e mais rápidos de se mover do que os dentes de pessoas mais velhas e que a causa estava baseada no tamanho das raízes dos dentes.


Estes conceitos eram revolucionários para época e muitos deles se mantém até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s