Você sabia que?

Existem evidências de dentes que teriam sido desgastados e que datam de 9000 anos atrás. Os povos do Indus Valley Civilization, 3300 aC, tinham conhecimento de medicina e de odontologia. Um antropólogo que analisou corpos exumados daquele período, Andrea Cucina Professor da Universidade de Missouri-Columbia, fez a descoberta quando limpava dentes de um dos homens. Na idade da pedra os povos que viviam no Paquistão já usavam brocas dentárias feitas de sílex, 9000 anos atrás.

Algumas informações contidas no Edwin Smith Papiro datam de 3000 aC, e incluem o tratamento de várias doenças dentárias. O código de Hammurabi contém algumas referências a procedimentos dentários. O papiro Eberswalde também discute tratamentos semelhantes. Examinando os restos de alguns egípcios e greco-romanos antigos foram encontradas as primeiras tentativas em confeccionar próteses dentárias e algumas cirurgias.

Historicamente, extrações dentárias têm sido usadas para tratar uma grande variedade de doenças. Durante a Idade Média e através do século 19, dentista não era uma profissão, e, muitas vezes, procedimentos dentários foram realizados por barbeiros ou médicos. Barbearias normalmente limitavam a sua prática a extrair dentes, que não só resultavam no alívio da dor, mas muitas vezes curavam uma variedade de doenças crônicas associadas com a infecção dentária. Os instrumentos utilizados para extrações dentárias remontam vários séculos. No século 14, Guy de Chauliac inventou o “pelicano dental” (que se assemelhava ao bico de um pelicano), e que foi utilizado principalmente no século 18. O pelicano foi substituído pelos fórceps modernos, no século 20.

Fonte: http://www.yourfreesmile.com/history.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s