Você sabia que?!?!?!?!

Que a porcelana glazeada desgasta o dente antagonista de forma mais significativa do que a porcelana que foi polida após o glazeamento.

Esta é a conclusão que chegou o trabalho de conclusão de doutorado entitulado “Efeito das superfícies cerâmicas no desgaste do esmalte do dente antagonista”, apresentado pela Dra. Anna Liubushka Olivera Belsuzarri, na Faculdade de Odontologia da USP. Este trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Marcia Martins Marques e pode ser encontrada para download no link abaixo.

……………………………………………………………………………………………………………………………………

Conforme o publicado pela doutora Anna em muitas situações somos obrigados a desgastar a porcelana após ter recebido o glazeamento, para realizarmos ajustes antes da cimentação. Muitos profissionais tem encaminhado o trabalho novamente ao técnico de laboratório com o objetivo receber novo glazeamento. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho in vitro, o polimento da superfície cerâmica ajustada é capaz de proporcionar menor desgaste dos dentes antagonistas. Isto ocorre porque a dureza da superfície glazeada é maior do que a dureza das camadas internas da porcelana, dessa forma ao mantermos a superfície glazeada estamos criando condições que proporcionam maior desgaste dos elementos antagonistas. No entanto, devemos lembrar que é necessário realizar o polimento com pontas de polimento de porcelana, caso contrário a superfície rugosa que se fratura cria fragmentos que podem agir como um abrasivo aumentando o desgaste da superfície do dente antagonista.

Este trabalho é muito interessante e deveria ser lido na íntegra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s