Lente de contato dental

Entre os próximos dias 11 e 13 de outubro, protéticos de todo o Brasil e de outros países estarão reunidos em São Paulo para o 10º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, evento bianual organizado pela Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo (APDESP). Durante o encontro, os profissionais apresentarão algumas novidades que devem fazer sucesso nos consultórios odontológicos.

Uma dessas novidades são as lentes de contato dentais. O produto consiste em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.

Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular:

Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. No entanto, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros. Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação.

Antes da aplicação das lentes

Depois da aplicação das lentes

As lentes de contato dentais são conhecidas como Lumineers nos Estados Unidos. Lumineers é uma marca de laminados feita de porcelana patenteada chamada Cerinate. As Lumineers requerem uma redução muito pequena ou nenhuma redução de dente. Lumineers são excelentes escolhas quando os dentes dos pacientes apresentarem pequenas deformações ou alterações de cor. Estas lentes de contato dental como são chamadas no Brasil não devem ser indicadas para todos os casos que anteriormente foram restauradas com facetas laminadas, portanto não são simples substitutos deste tipo de tratamento.

Se o paciente requer mudanças mais extensas as facetas laminadas tradicionais podem ser a melhor escolha.

Cada paciente precisa ser avaliado para se estabelecer a melhor indicação. Podendo até ser uma combinação de facetas tradicionais e lentes de contato dentais.

A diferença principal é que lentes de contato são feitas de uma porcelana especial que é muito forte e muito mais fina (0,2 mm) do que as facetas laminadas tradicionais. A espessura delas é comparável a das lentes de contato oculares. A vantagem principal destas lentes de contato dental é o mínimo desgaste de estrutura dentária ou até mesmo nenhum, necessário para realizarmos estas restaurações. Como resultado o procedimento é freqüentemente reversível desde que a estrutura do dente natural não seja atingida.

As lentes de contato dentais são feitas sob encomenda e aplicadas em cima da superfície do dente.

As lentes de contato dentais resolvem uma variedade de problemas dentários e podem criar um sorriso altamente agradável e perfeitamente alinhado.

Dentes fortemente manchados ou descoloridos, dentes fraturados ou que mostram sinais de envelhecimento, dente com diastema ou desalinhados e dentes com manchas de tetraciclina são algumas das indicações.

A translucidez das lentes de contatos dentais proporciona uma estética muito natural para os dentes restaurados.

As Lumineers foram desenvolvidas com uma porcelana chamada Cerinate e patenteada por um dentista que estava insatisfeito com os materiais dentais que ele podia adquirir. Ele começou a formular os próprios materiais unindo produtos que lhe permitiram preservar, restabelecer e aumentar os dentes dos pacientes sem um desgaste muito extenso, como ocorre com outros laminados existentes no mercado. Este procedimento não precisa de anestesia e é indolor.

Lumineers também são soluções econômicas para clarear próteses antiestéticas e coroas com deficiência de cor, pois podem ser aplicadas sobre a porcelana e em restaurações preexistentes.

23 thoughts on “Lente de contato dental

  1. Gostaria de saber onde posso encontrar profissionais que façam esse tratamento de lente de contato dental em São Paulo com baixo custo e quanto é

  2. olá sou dentista em são josé do rio preto,e me interesso muito por essa tecnica..gostaria de informações sobre como adquiri-las e cursos existentes próximos a minha cidade
    obrigada

  3. Bom dia.
    Sou dentista atualmente trabalhando em Manaus, e gostaria muito de saber onde poderia conseguir curso , bibliografia e laboratórios no Brasil sobre esse tipo de prótese.
    Grato.

  4. ola gostaria de saber mais sobre essa novidade (lentes dentais)seu consultorio fica onde em qual endereço de rio preto?gostaria de marcar uma consulta .muito obrigado.

  5. Olá,

    Assunto: Proposta de parceria no seu site.

    Somos há 10 anos uma empresa que comercializa vários cursos, em DVD para todo Brasil. é o DVD-R Mega Cursos, que é vendido pela internet no site – http://www.megacursos.com.br pelo valor de R$ 39,99, com mais de 100 cursos completos. É um produto muito bem aceito e vendido, tanto pela qualidade quanto pelo preço.

    E agora estamos disponibilizando a oportunidade de parcerias de venda. Onde você coloca um banner nosso em seu site, e ganha R$ 8,00 por unidade vendida, ou seja, 20%, sem nenhum investimento, nem preocupação com entregas, produção etc…

    Você terá um painel de controle, bem elaborado com visitas, vendas e ganhos. poderá controlar todas as visitas geradas pelo seu site.

    Não temos retenção nem valor mínimo, caso você consiga vender uma única peça, receberá sua comissão.

    É uma maneira legal de estar aumentando as possibilidades de ganho de seu site.

    Para ver nossa proposta, acesse o site que desenvolvemos exclusivamente para parceiros.

    http://www.megaempresario.com.br

    Obrigado pela atenção, espero vocês como nosso novo parceiro.

    Um grande abraço, e muito sucesso…

    Fabricio

    • Olá Fabricio, achei sua proposta bastante interessante e prometo estudar com atenção.
      No começo do ano voltarei das férias e retomaremos contato, um abraço Feliz Natal e um grande Ano Novo.
      Prof. Sérgio Sábio
      Autor do Blog dentesabio.com

  6. Olá, moro em sao paulo e gostaria de saber mais sobre as lentes de contato odontologicas, consultórios e preçose condiçoes de pagamentos. Possuo os dentes frontais mais curtos q os caninos e isso me incomoda, creio q seja a soluçao

    Obrigada

  7. sou protetico e gostaria de mais informaçoes sobre as lentes, onde eu concigo esse material necessario para fazer o luminieers e os equipamentos tambem
    obg pela atençao!

  8. olá gostaria de saber os valores ir se realmente esse tratamento é seguro ir se tem garantia e se essa garantia cobre a manutenção se tem que fazer manutenção

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s