Você sabia que?!?!?!

A História dos Implantes Dentários

A recolocação de dentes com artifícios ancorados no osso não é algo propriamente novo. Existem achados arqueológicos que mostram que os Egípcios antigos e povos da América do Sul já tentavam a substituição de dentes perdidos com substitutos de madeira e marfim.

No século 18 os dentes perdidos, algumas vezes foram substituídos por dentes extraídos de outros humanos. As tentativas de implante foram provavelmente procedimentos delicados devido à baixa taxa de sucesso e a forte reação imune dos indivíduos que recebiam este tipo de tratamento.

A revolução na Implantodontia Oral foi alcançada em 1952 no Laboratório de Microscopy Vital na Universidade de Lund, Suécia, por uma equipe de pesquisa sueca encabeçada por Pier Ingvar Branemark, um Cirurgião Ortopédico. Uma das pesquisas realizadas por eles era estudar os eventos curativos microscópicos em osso. Os estudos eram realizados em coelhos. A equipe do Dr. Branemark projetou uma câmara óptica alojada em um cilindro de metal de titânio que foi atarraxado no fêmur do coelho. Uma vez que a experiência foi completada depois de vários meses, eles perceberam que o cilindro de titânio tinha se fundido ao osso. Ele nomeou este fenômeno de Osseointegração. Baseado nesta observação, a equipe do Dr. Branemark passou a utilizar dispositivos de titânio em osso de humano, inclusive o uso de parafusos de titânio como âncoras de osso para dentes perdidos. O conceito de Osseointegration evoluiu associado ao designe de um parafuso de titânio cilíndrico onde podemos parafusar um componente que se fixa a prótese.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Desde então muitos outros sistemas de implante estrangeiros ou nacionais apareceram no mercado brasileiro. A maioria deles é bem parecida com o designe de Parafuso de Titânio original. Porém, muitas melhorias foram feitas desde então, por muitas companhias diferentes, e as pesquisas continuam influenciando os desenhos e conceitos futuros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s