Reconstrução de núcleo metálico fundido

Um tratamento muito utilizado no passado recente foram as coroas em resina acrílica construídas em associação com núcleo metálico fundido. Estas coroas eram construídas em uma única peça protética e cimentadas diretamente no remanescente radicular.

Quando surgia a necessidade de retratamento o dentista se via diante de um problema complexo devido ao risco de remoção do núcleo do interior da raiz. Este procedimento sempre foi considerado de alto risco e sempre foi evitado quando possível. No entanto, a porção coronária do núcleo geralmente não apresentava condições de retenção para uma nova coroa que fosse construída. Dessa forma era necessário fazer a reconstrução da porção coronária do núcleo. Esta reconstrução geralmente é feita com resina composta.

Em função das complicações citadas acima este tipo de tratamento foi gradativamente abandonado, apesar de frequentemente encontrarmos coroas construídas com esta técnica.

O vídeo abaixo demonstra a reconstrução da porção coronária de um núcleo que foi construído em associação com uma coroa de resina acrílica e não apresentava condições de reter sozinho uma nova coroa. O material de reconstrução utilizado foi o reforcore uma resina reforçada com fibra de vidro, pré fabricada com o objetivo de melhorar a resistência mecânica das reconstruções da porção coronária.

……………………………………………………………………………………………………………………………


……………………………………………………………………………………………………………………………

Selecionei uma monografia com o objetivo de complementar as informações acima, para ter acesso ao arquivo clique no ícone abaixo.

right

One thought on “Reconstrução de núcleo metálico fundido

  1. Muito bom!!
    Gostei muito dessa opção , em reconstruir nucleo metalico.JA vi muitos casos parecidos com antigos conhecidos “Pivos”, e tb como no caso relatado de nucleo metalico findido.
    Mas gostaria, se possivel, video de preparo de coroa 4/5 e /ou coroa total de molares.
    Estão de PArabéns excelente blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s