FORUM

O Prof. Dr. Eduardo Batista Franco responde perguntas e tira dúvidas sobre moldagem, aproveitem.

………………………………………………….

………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………

…………………………………………………………………………………………..

……………………………………………………………………………………….

O Prof. Dr. Rafael Mondelli tira dúvidas mais importantes sobre núcleos intrarradiculares.

……………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………………..

………………………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………………..

O Prof. Dr. Paulo Afonso Franciscone tira dúvidas mais importantes sobre facetas laminadas.

………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………….

O tema do mês será ENDOCROWN!!!!

Nesta entrevista o Prof. Dr. José Mondelli tira dúvidas sobre o sistema Endocrown.

O Dr. Mondelli foi o mentor intelectual da proposta de introduzir e adaptar o sistema Endocrown para os padrões brasileiros.

A entrevista foi realizada em sua sala na Faculdade de Odontologia de Bauru. No sábado dia 12 de abril às 18:00 hrs o Dr. Mondelli ainda se encontrava na Faculdade trabalhando, quem o conhece não estranha este fato.

A intensidade com que o Dr. Mondelli trabalha é de perder o fôlego para qualquer jovem. Mas o vigor e o entusiasmo com que ele executa suas atividades seja na clínica da graduação, seja na procura por informação e conhecimento sempre com algum projeto de livro ou artigo, contagia qualquer pessoa que o acompanhe.

É preciso passar algumas horas com o Dr. Mondelli para entender como ele construiu sua trajetória reconhecida internacionalmente.

Quem já trabalhou com ele sabe o quanto ele exige de empenho seja para encontrar uma informação simples que acrescentará somente algumas linhas ao texto, mas que muitas vezes é necessário vasculhar toda a biblioteca e se necessário procurar a informação onde ela estiver custe o que custar.

Este preciosismo no acabamento faz com que seus textos, sejam livros ou artigos, apresentem um conteúdo que se encontra em poucos lugares no mundo.

Sua paixão por tudo o que faz e pela forma como ele vive se explica pela sua origem, italiano de corpo e alma apesar de nascido no Brasil, só não está trabalhando no domingo à tarde porque tem jogo do Palmeiras. E se o resultado não foi bom é melhor não visita-lo na segunda feira, pelo menos.

…………………………………………………………………………………………..

9 thoughts on “FORUM

  1. Sou Ydson Duarte, formado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco, 2005. Quero parabenizar o Prof. Dr. Sérgio Sábio pela iniciativa do site dentesabio! E dizer que sou fã do seu site e que gostaria de contribuir de alguma forma. Acho que o site dentesabio já está promovendo uma grande mudança na Odontologia. Iniciativas como essa torna me feliz em saber que existem várias pessoas buscando melhorar a Odontologia brasileira diante de uma banalização da Odontologia que algumas pessoas que não têm o verdadeiro espirito de Dentistas compromissados com o dever e a vocação têm buscado. E muitas vezes até pessoas de outras áreas de formação buscam na Odontologia apenas o dinheiro, sem se preocuparem o quanto o Dentista rala para se formar.

    Abraço professor Sérgio!

  2. Obrigada, Dr. Sábio, pelas considerações! Analisando novamente o modelo daquela paciente que lhe descrevi o caso, observei que o 1Molar (Núcleo Metálico fundido) está com uma altura relativamente inferior em relação ao IL (outro retentor). Resolvi remover o núcleo e refazê-lo de forma a aumentar sua altura e tentar com isso ganhar mais retenção. É uma possibilidade…o que acha? A propósito, a cimentação com cimento resinoso poderia ajudar tb? Aguardo seu retorno, Prof.
    Grata,
    Vanessa Rodrigues.

  3. Prof. Sergio, eu sou a Camila do curso de dentistica da AMO, nao consegui traduzir muito bem o artigo que voce me deu para apresentar, gostaria de saber se posso apresentar outro relacionado com o meu tema que era:Os efeitos de uma sequencia de polimento de porcelnas sobre a rugosidadem de superficie e a cor das porcelanas fildipaticas.Consegui encontrar 3, gostaria seu email para eu mandar para voce dar uma olhada e verificar se posso apresentar eles.Obrigada Camila

  4. Olá, Dr. Sábio! Estou com uma dúvida: vou realizar a confeccção de um núcleo metálico fundido + coroa metalocerâmica no elemento 23 que precisa passar por um aumento de coroa. Devo cimentar o novo núcleo + provisório no mesmo dia em que for realizar o aumento de coroa?
    Aguardo seu retorno,
    Att,
    Vanessa.

  5. Boa noite.apareceu um caso em meu consultorio de um paciente que fraturou o NMF na altura cervical. radiograficamente não há indicios de fratura na raiz. O paciente relatou que foi comer um frango com osso e tem 42 anos.qual o melhor procedimento? remover todo o nucleo com uma broca 701 para moldar novamente o conduto?Atualmente, há algum solvente para o cimento de modo que eu possa remover o nucleo sem riscos?

  6. tudo bem Dr… gostaria que o amigo mim tirasse uma dúvida, Estou fazendo um tratamento de coroa de porcelana com pino de metal, vi em um vídeo que não pode haver pressão na cimentação do pino.,.. acontece que o dentista ao cimentar o pino de metal ele martelou bastante o pino no lugar (não tenho certeza se era um martelo), gostaria de saber se esse procedimento foi normal ou se pode ter danificado a raiz com fraturas? (Ele martelou bastante forte)
    desde já agradeço, Mardonio Lemos

    • Geralmente não utilizamos qualquer ferramente semelhante a um martelo ou que possa levar a esta interpretação durante o procedimento de cimentação. Dessa forma fica difícil imaginar o que aconteceu durante o seu tratamento. Aguardo maiores informações para que a resposta seja mais objetiva. Um abraço Professor Sergio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s