Implante

A História dos Implantes Dentários

A recolocação de dentes com artifícios ancorados no osso não é algo propriamente novo. Existem achados arqueológicos que mostram que os Egípcios antigos e povos da América do Sul já tentavam a substituição de dentes perdidos com substitutos de madeira e marfim.

No século 18 os dentes perdidos, algumas vezes foram substituídos por dentes extraídos de outros humanos. As tentativas de implante foram provavelmente procedimentos delicados devido à baixa taxa de sucesso e a forte reação imune dos indivíduos que recebiam este tipo de tratamento.

A revolução na Implantodontia Oral foi alcançada em 1952 no Laboratório de Microscopy Vital na Universidade de Lund, Suécia, por uma equipe de pesquisa sueca encabeçada por Pier Ingvar Branemark, um Cirurgião Ortopédico. Uma das pesquisas realizadas por eles era estudar os eventos curativos microscópicos em osso. Os estudos eram realizados em coelhos. A equipe do Dr. Branemark projetou uma câmara óptica alojada em um cilindro de metal de titânio que foi atarraxado no fêmur do coelho. Uma vez que a experiência foi completada depois de vários meses, eles perceberam que o cilindro de titânio tinha se fundido ao osso. Ele nomeou este fenômeno de Osseointegração. Baseado nesta observação, a equipe do Dr. Branemark passou a utilizar dispositivos de titânio em osso de humano, inclusive o uso de parafusos de titânio como âncoras de osso para dentes perdidos. O conceito de Osseointegration evoluiu associado ao designe de um parafuso de titânio cilíndrico onde podemos parafusar um componente que se fixa a prótese.

…………………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………

Desde então muitos outros sistemas de implante estrangeiros ou nacionais apareceram no mercado brasileiro. A maioria deles é bem parecida com o designe de Parafuso de Titânio original. Porém, muitas melhorias foram feitas desde então, por muitas companhias diferentes, e as pesquisas continuam influenciando os desenhos e conceitos futuros.

………………………………………………………………………………

A prótese sobre implantes muitas vezes exige a confecção de provisórias removíveis, principalmente com o objetivo de preservar os dentes vizinhos. Uma das vantagens da indicação de uma prótese sobre implantes em relação a uma prótese fixa convencional é que a segunda tem a desvantagem de desgastar dentes vizinhos que servirão como dentes pilares de sustentação para esta prótese. Muitos dentes apresentam-se íntegros e a remoção de estrutura dentária sadia pode ser uma das etapas que levam a perda completa do elemento. Dessa forma, devemos planejar um implante com a intenção de preservarmos o máximo possível dos elementos relacionados com ele.

……………………………………………………………………………………………..

…………………………………………………………………………

A prótese sobre implante fixa pode ser unitária, total ou parcial. A prótese parcial consiste de implantarmos elementos que agirão como pilares de sustentação para uma prótese de 3 ou mais elementos. Estas próteses como as outras podem ser parafusadas ao elementos pilares implantados ou simplesmente cimentados a estruturas que são necessariamente parafusadas aos implantes.

O vídeo abaixo descreve de forma bastante ilustrativa uma sequência de confecção de Prótese Fixa sobre Implantes. No caso ilustrado dois implantes suportam uma prótese de 3 elementos.

……………………………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………….

A prótese total fixada sobre implantes é um procedimento terapêutico mais complexo e exige um planejamento bem elaborado para reabilitarmos estética e funcionalmente a arcada mutilada.

…………………………………………………………………………………………..

………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………….

A Classificação dos tipos de prótese sobre implante foi bem estabelecida por Francischone e serve  entre outras coisas para desenvolvermos o conhecimento sobre os tipos de técnicas existentes para reabilitarmos o paciente.

A observação e comprovação do fenômeno da osseointegração, por Brånemark, em meados da década de 1960, possibilitou que uma nova vertente reabilitadora fosse oferecida para pessoas que apresentavam perda de alguma parte do corpo. Defeitos congênitos, ressecção de tumores ou traumatismos podem levar a mutilações de difícil correção protética, e o advento da osseointegração proporcionou um sistema de ancoragem seguro e confiável para
os mais diferentes tipos de próteses intra e extra orais.
Concomitantemente, na Odontologia, pacientes com ausência total de dentes no arco inferior, outrora relegados ao uso de uma prótese total mucosuportada (dentadura), puderam vislumbrar a possibilidade de receberem uma prótese fixa, apoiada e retida nas fixações de titânio instaladas no osso remanescente. Essa conduta terapêutica representou um inestimável avanço na reabilitação desses indivíduos, uma vez que puderam ter sua função mastigatória, principal objetivo num desdentado total, restabelecida de forma bastante
satisfatória, contrapondo-se ao que acontece com as próteses convencionais muco-suportadas, as quais, via de regra, apresentam sérios problemas de retenção e estabilidade.
As próteses fixas com infraestrutura metálica associada a
….

Este texto do Professor Carlos Eduardo Franchiscone é bastante interessante e define de forma simples e bastante clara os diversos tipos de tratamentos sobre implantes disponiveis. Vale a pena ler, basta clicar no ícone abaixo para ler.

Abaixo colocaremos alguns testes para testar a sua compreensão sobre o texto lido.

…………………………………………………

………………………………………………..

………………………………………………

……………………………………………………………………………………………….

……………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………………………….

A prótese total sobre implantes com carga imediata, quando bem planejada pode ser uma opção importante para o paciente. Evita o desconforto de se esperar a ósseointegração dos implantes e restabelece a função imediatamente.

………………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………….

O vídeo abaixo mostra a confecção de uma prótese total sobre implante com carga imediata, principalmente os procedimentos cirúrgicos.

………………………………………………………………………………………

8 thoughts on “Implante

  1. Sou prépaciente. Gostaria de saber referencias sobre a clínica vocêimplante-Hynove implantes dentários, ltda. cnpj 10883309000120. Os srs conhecem? O custo-orçamento do meu tratamento é elevado. Estão exigindo chs. pré. Não concordo. O que acham? Aqui é Rio de Janeiro.

  2. Bom dia. Gostaria de saber qual o nome do enxerto que foi usado e a membrana.Você usa o cat gut, porque eu acho muito dificil remover a sutura depois.
    Um abraço, Heleno

  3. Sou colega implantodontista e gostaria de saber o
    nome do biomaterial e membrana que foram usados nos dois casos, superior e inferior.
    Um abraço Heleno. tel:35 33321007 / 35 99963505

  4. Sou colega implantodontista e gostaria de saber
    qual o biomateral e membrana que foram usados
    nos dos casos: superor e inferior.
    Um abraço Heleno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s