Metal Free In Ceram

Desenvolvimento do In Ceram

O sistema Vita In Ceram foi lançado oficialmente no ano de 1989 como uma nova técnica de porcelana pura. Este sistema apresenta um coping confeccionado em óxido de alumínio sinterizado que elimina a necessidade de confecção do coping metálico. Este coping de óxido de alumínio forma uma infraestrutura porosa que deve ser preenchida por uma camada vidro aplicado na superfície do coping. Este processo de infiltração de vidro na estrutura porosa levou os responsáveis pelo desenvolvimento desta porcelana a denominála “Infiltration Ceramic”, dai originou o nome In Ceram. Segundo o fabricante este material após infiltração com vidro apresenta uma resistência flexural entre 450 e 600 MPa.. Estes valores são superiores em até 6 vezes a resistência apresentada pela porcelana feldspática convencional.

Inspirado pela técnica clássica usada na indústria de cerâmica, a técnica do sistema VITA In Ceram foi desenvolvida pelo dentista e cientista de materiais Dr. Mickael Sadoun e introduzida no mercado pela VITA em 1989. O termo In Ceram foi derivado da técnica de “Infiltration Ceramic” com vidros especiais.

O material em forma de pó é misturado com um líquido especial em um banho ultra-sônico.
………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………
A massa obtida deste modo é aplicada sobre um modelo de gesso especial de forma que a restauração obtém precisão e ajuste do contorno interno.

………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………

Então o material é sinterizado a uma temperatura acima de 1100 °C. A esta temperatura é formado só um número limitado de conexões entre os grãos. Nesta condição o material exibe uma consistência calcária e pode ser processado facilmente mais adiante.

………………………………………………………………………………………..

…………………………………………………………………………………

O coping assim obtido é infiltrado com um vidro especial durante a etapa seguinte. Esta etapa assegura que a restauração assuma sua cor característica, translucidez e resistência final.

………………………………………………………..

……………………………………………………………………….

……………………………………………………………………………………

Considerando que a contração de sinterização não ocorre, as dimensões do coping permanecem inalteradas tanto durante a sinterização como também durante infiltração do coping.

……………………………………………………………

………………………………………………………………………………………..

Além do In-Ceram clássico a VITA, também tem fabricado coroas e substructuras de ponte em máquinas de sinterização industrial utilizando os procedimentos de CAD/CAM (CEREC) desde 1993.

Devido à sinterização industrial, um aumento da resistência, em particular no módulo de Weibull foi alcançado. A produção industrial do bloco combinou com a maior intensidade da sinterização.

O nome designado para este novo produto da VITA é YZ CUBES para CEREC: este tipo de material consiste de óxido de zircônio e só deve ser utilizado para a tecnologia CAD/CAM (CEREC). A alta resistência final do material não é alcançada através de infiltração do coping com vidro, mas através da sinterização controlada. Assegurando a alta precisão de ajuste do YZ CUBES para CEREC.


O fator mais importante deste material diz respeito a qualidade estética, a cor do coping se assemelha à cor do dente e principalmente permite a passagem de luz com maior intensidade que o coping metálico da metaloceramica.

A região cervical sempre foi o “calcanhar de aquiles” das restaurações metalocerâmicas. Uma queixa comum dos pacientes é a região escura em volta da gengiva na região cervical. Isto na maioria das vezes é provocado pela passagem da luz escura, originada no metal, através da gengiva mais delgada ou mais translúcida nesta região.

As coroas confeccionadas pelo sistema In Ceram não apresentam estes efeitos desagradáveis devido a cor do material do coping. Outro ponto importante é a boa adaptação proporcionada pelo sistema. Este fato contribui para a saúde gengival que também pode modificar a cor da gengiva cervical.

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

As coroas In Ceram apresentam o coping fabricado em óxido de alumínio, este material é facilmente desgastado por uma ponta diamantada. Isto facilita a remoção de coroas cimentadas definitivamente e que necessitam de retratamento. Esta característica faz do corte da coroa o principal método de remoção de trabalhos que, por algum motivo fracassaram.

O vídeo abaixo demonstra a remoção de uma coroa In Ceram.

……………………………………………………………

…………………………………………………………………………

Em breve estaremos colocando mais material didático.

 

8 thoughts on “Metal Free In Ceram

  1. Prof., estou com dois casos de prótese fixa de dois elementos (21 e 22), onde o 22 fica suspenso. Nesse caso a paciente apresenta o dente 23 hígido, por isso pensei em nao envolvê-lo no preparo protético. Com a sua experiência o que acha a respeito se optar em fazer in-ceram cant lever?
    Abraço

  2. Olá, gostaria que me ajudasse com esse problema. Há 3 anos e meio fiz 1 coping alumina, com uma dentista, um laboratorio credenciado Vita In-Ceram. Agora foi faturado um terço do núcleo resinoso (pino).Agora a dentista não quer fazer outro coping alumina, diz que eu tenho de arcar com todo o tratamento novamente. Sendo que a dentista me deu um certificado de garantia de qualidade do sistema Vita in-ceram, com nome dela, a data, e o carimbo do protetico. O certificado diz o seguinte: “Certificamos a qualidade dos materiais e equipamentos do Sistema Vita In-Ceram utilizados na confecção da estrutura (casquete) do caso de restauração protética especificado neste documento. A validade desta garantia é de 10 anos e cobre todos os casos produzidos rigorosamente dentro dos procedimentos técnicos Vita In-Ceram, quando confeccionados com equipamentos e materiais originais ou aprovados pela Vita.
    Esta garantia também cobrirá o caso completo, desde que a cerâmica empregada seja Vitadur Alpha ou VM7.
    É necessário que o Cirurgião Dentista observe atentamente as formas de preparo para In-Ceram seguindo o manual “Aspectos Clínicos Vita”.

  3. ainda existem muitas controversias para utilização do sistema em dentes posteriores.
    pode ser utilizado com seguraça em coroas unitarias posteriores?

  4. Olá! Tenho duas coroas metalocerâmicas a estética está muito boa, porém quando passo o fio dental, noto que ele entra entre a coroa e a gengiva e sinto mal cheiro logo no começo e vai desaparecendo na medida em que vou repassando o fio, até não sentir cheiro nenhum. A dentista diz que é assim mesmo, que está tudo bem, mas queria uma segunda opinião, especialmente de um profissional tão renomado. Tem possibilidade de as pessoas ao meu redor estarem sentindo mal hálito? è muito importante sua resposta.

  5. Tenho problemas com o sistema Inceram ,a cor não é fácil , quase sempre não bate com o dente natural devido o inceram ser muito branco .O que devo faser para melhorar ?Obrigada .

  6. Tenho 6 coroas de inceram (nobel biocare) que preciso retirar. Moro no interior de SP e estou insegura pois já tive o msm problema antes, retirei 6 coroas e foi mto dificil cerrar o coping. Senti mta dor e levou pelo menos 4 horas para retirar as 6. Dia 24 de novembro marquei pra tirar as 6 coroas e substituir por metal free, mas estou mto insegura pois a dentista nunca retirou esse material antes e estava pensando em retirar as coroas pelo metodo antigo sem cerrar! Isto pode ser feito? Tem algum anestesia que possa ser dada pra que eu não sinta dor?? E´verdade que eu não posso ser mto anestesiada pra que eu sinta a broca no dente para não quebra-lo? Como fazem um material tão duro e qdo precisa retira-lo tenha que ser tão brutal! Ainda da tempo…eu preciso ter informações, pois na minha ignorancia já deixei estragarem mto a minha boca e estou traumatizada. POR FAVOR ME RETORNEM PELO MENOS DIZENDO SE TEM ALGUMA ANESTESIA QUE EU POSSA TOMAR PRA QUE SEJA MENOS DOLOROSO! SE EXISTEM ALGUM ARTIGO OU VIDEO DE ALGUÉM CERRANDO UM INCERAM METAL (NOBEL BIOCARE) PARA QUE EU POSSA MOSTRAR PRA MINHA DENTISTA TIRAR COMO BASE. ME AJUDEM! EXISTEM ALGUMA CLINICA EXPECIALIZADA PARA RETIRAR ESSE MATERIAL SEM TANTO SOFRIMENTO?? OBRIGADA!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s