Periodonto

O periodonto é fundamental para o sucesso do tratamento restaurador protético. A maioria dos fracassos que ocorrem com próteses ou é provocada para um problema periodontal mal resolvido ou provoca o desenvolvimento da doença periodontal. Dessa relação íntima de eventos patológicos surge a necessidade de discutirmos um embasamento mínimo de conhecimento da periodontia.

Com esse objertivo estamos destinando esta página para discutirmos os pontos básicos principais, sem no entanto, ter a pretensão de servir de fundamentação para aprofundar o conhecimento de periodontia do visitante.

Periodontia vem peri: em volta de, Odonto: dente, é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, etc...

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

O vídeos abaixo apresentam o desenvolvimento de alguns tipos de doença periodontal.

……………………………………………………………………………………

…………………………………………………………………………………..

……………………………………………………………………………………

A higiene bucal pode evitar o desenvolvimento da doença periodontal. Eliminando os agentes causadores como placa bacteriana, tártaro e acúmulo de resíduos nos elementos dentários podemos estabelecer um estado saudável para a saúde oral. Dessa forma o melhor procedimento em termos de periodonto é a prevenção com procedimentos de orientação para escovação, uso do fio dental, raspadores de língua e enxaguatório bucal.

Os vídeos abaixo orientam quanto a utilização destes quatro pilares da boa higiene oral, estes vídeos podem ser usados para orientar o paciente, pois são bastante educativos.

…………………………………………………………………………………………………………..

…………………………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………………………..

………………………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………………

…………………………………………………………………………………………

A utilização do micro ultrasom é descrita como forma de realiuzar a profilaxia.

…………………………………………………………………………………………………

……………………………………………………………………………………….

Abaixo podemos assistir um vídeo sobre enxerto de gengiva:

……………………………………………………………………………………..

One thought on “Periodonto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s