Provisória

A provisória é uma restauração que construímos sobre o dente com um material de fácil manipulação.

Este material é capaz de desempenhar quase todas as funções da coroa construída com material definitivo. A única diferença reside na durabilidade da resina acrílica que é inferior. Em alguns pontos ela pode até ser superior, como por exemplo, na adaptação ao término cervical.

Apesar disto muitos profissionais tem negligenciado a sua confecção e isto pode ser determinante para o fracasso da restauração.

Um fator que contribui para isso pode ser o tempo que levamos para confecciona-la adequadamente, principalmente se encontramos alguma complicação no tecido gengival.

O reembasamento para melhorarmos a adaptação ao término cervical deve ser repetido até que ultrapasse ligeiramente o término cervical, dessa forma temos garantia que a gengiva não ocupará o espaço entre a provisória e o dente. Este fato ocorre quando não obtemos sucesso na adaptação da provisória.

O crescimento gengival cobrindo o término cervical é difícil de ser corrigido e acarreta na perda de algumas sessões do tratamento. O tempo que perdemos corrigindo a adaptação da provisória durante a primeira sessão é muito menor que o tempo gasto para corrigir um crescimento gengival posterior à colocação da provisória.

………………………………………………………………………………………………………………………………

A provisória para faceta laminada é de fácil construção. Podemos adaptar rapidamente uma faceta de dente de estoque comercializado para confecção de próteses totais.

Estes dentes devem ser desgastados na face palatina até que permaneça somente uma fina camada de acrílico. O acréscimo de resina acrílica nesta face e a colocação desta faceta em posição estética, praticamente conclui a provisória. A porção palatina muitas vezes é confeccionada com os excessos de resina que transbordam em direção a esta face.

………………………………………………………………………………………………………………….

13 thoughts on “Provisória

  1. Boa noite Professor! Gostaria de sugerir que publicasse também alguns casos de prótese removível, se possível, Desde a confecção de nichos em esqueléticas, até à complicada determinação da dimensão vertical em desdentados anteriores e/ou totais. Obrigada.

  2. Adorei conhecer o Prof, adorei a vossa visita de hoje a clinica. Espero poder receber-vos qualquer dia desses para aprender mais de Protese.
    Parabens pelo blog, pode ter a certeza de que vou ser uma seguidora fiel.
    Graciete – Maputo – Moçambique

  3. Professor otimo o blog, queria ver algum video com um bom polimento e acamento dos provisorio, q mta das vesez ele fica poroso, sem brilho …obrigado

  4. parabens pelo blog esclarece muito e ajuda pra caramba..vc teria como disponibilizar como se realiza a confeção do casquete em si…obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s