Uma nova substância para afastamento gengival!!! Vislin

O cloridrato de tetrizolina é o princípio ativo do Vislin, uma marca comercial de colírio largamente utilizada no mercado brasileiro e mundial. Sua aplicação na odontologia, no entanto, é algo a ser explorado.

Por ser um agente de vasoconstrição, tem a capacidade de diminuir o volume dos vasos sanguíneos eliminando a vermelhidão dos tecidos oculares ou diminuindo o volume da gengiva se aplicado no sulco gengival.

É uma substância experimental, descrita pela primeira vez por BOWLES; TARDY; VAHADI, em 1991. Apesar de experimental e portanto deve ser utilizada somente após novos trabalhos comprovarem a sua viabilidade.

Recentemente defendi minha tese de Doutorado baseado em duas pesquisas sobre a resistência à tensão dos materiais de moldagem quando polimerizados em contato com o Vislin e a inibição da polimerização dos mesmos materiais em contato com esta substância e o cloreto de alumínio.

Por ser uma substância com poucos efeitos colaterais e largamente utilizada como colírio, merece ser explorada devido aos efeitos colaterais relatados pela literatura mudial para os materiais utilizados até o momento(O´MAHONY et al.(17), em 2000; DE CAMARGO; CHEE; DONOVAN(14), em 1993; BENSON et al(7), em 1986; BUCHANAN; THAYER(12), em 1982; e tantos outros.)

Estamos avaliando este material em novas pesquisas para garantir a confiabilidade e sua utilização como substância de afastamento gengival, em breve poderemos dar novas notícias.

Prof. Dr. Sérgio Sábio

Caso clínico realizado pela Magrid, especialista formada pelo curso de Dentística Restauradora da Associação Maringaense de Odontologia, onde o método de afastamento gengival utilizou fios de afastamento impregnados com cloridrato de tetrizolina.


8 thoughts on “Uma nova substância para afastamento gengival!!! Vislin

  1. Gostei muito do blog! Sou protético: e queria saber mais sobre como aplicar ceramica (alceram) sobre alumina e saber detales de cor da mesma.

  2. Somente hoje soube deste blog, pretendo explorá-lo um pouco mais mas o que já vi me agradou. só estou intrigada com as datas dos posts e matérias, será que faz mesmo assim tanto tempo que não é atualizado? e se for , porque se estava indo tão bem? a odontologia precisa de pessoas generosas que ajudem os colegas do interior a melhorarem e se atualizarem sem ir para as capitais pois isto nem sempre é possivel. Muito obrigada prof. Sergio.

  3. Olá Dr. Sérgio!

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo seu blog. Eu o acesso tem pouco tempo, mas pelo que já vi, achei ótimo. É um excelente meio de revisão para os odontólogos que ainda estão estudando, os formados recentemente e até mesmo para aqueles formados há mais tempo. Só acho uma pena vocês não estarem atualizando o conteúdo com mais frequência… Achei interessante a questão do uso do Vislin para afastamento gengival, mas quando fui procurá-lo nas farmácias, todas me diziam que este medicamento não está sendo mais fabricado já há algum tempo e também não encontrei nenhum similar… Você me indicaria outro?

    Aguardo resposta.
    Agradeço antecipadamente,

    Maria Gislene

  4. Olá Dr. Sérgio, parabéns pelo blog.
    Gostaria de alguma orientação sobre a cimentação de próteses sobre implantes cimentadas.
    Qual o melhor cimento temporário usado como definitivo para esse tipo de prótese, tendo em vista a necessidade de minimizar seu fator negativo em uma futura necessidade de remoção sem danificar os componentes?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s